quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Definição do fazer científico

A ciência é baseada na experimentação, na disposição do desafiar velhos dogmas, numa abertura para ver o Universo como ele realmente é. Nesse pressuposto, a ciência muitas vezes requer coragem pelo menos a coragem de questionar a sabedoria convencional.
A mentalidade científica, porém , examina o mundo com uma atitude crítica como se muitos mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas devessem estar presentes, embora não estejam. Assim somos forçados a perguntar porque o que esta presente é o que vemos, e não algo diferente? se você gasta algum tempo admitindo várias hipóteses, checando- as para ver se têm sentido, se ajustam com algo que já sabemos,imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar hipóteses, está fazendo ciência. Naturalmente os seres humanos são altamente inclinados a encontrar regularidades, isto é , leis naturais. A procura de regras , o único meio possivel de compreender tão vasto e complexo universo é o que se chama de ciência.
Cada limitação corresponde a uma lei da natureza. Quanto mais restrições houver no que a matéria e a energia podem realizar,mais conhecimento o homem pode atingir.

Nenhum comentário: