quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ANÁLISE DE PROPOSTA DE ATIVIDADE: LEITURA E ESCRITA

AS MACRORREGIÕES DO IBGE

Esta divisão regional do território brasileiro foi criada em 1970 pelo IBGE, órgão do governo federal responsável pela coleta e divulgação de dados oficiais sobre os indicadores socioeconômicos e pelo levantamento de dados da geografia física e política do território. Em 1988, ela sofreu uma modificação: com a divisão do Estado de Goiás, o recém-criado estado do Tocantins foi incorporado à região norte.

Observe no mapa, que o limite das regiões coincide com a divisa dos estados. Esse critério foi estabelecido para facilitar a divulgação de dados estatísticos. Conhecer essa forma de divisão do território é importante para interpretar os dados oficiais divulgados pelo governo, como essa tabela.



ATIVIDADES

A partir da tabela ao lado, construa um gráfico com linhas para visualizar a evolução das regiões brasileiras no produto interno bruto (PIB), no período de 1985 a 1998.

1. Coloque no eixo X os anos 1985 e 1988, a uma distância que você considere adequada para leitura final.

2. No eixo Y, coloque uma escala que comporte o intervalo dos dados em seus dois extremos; 3,84 e 60,15 (pode-se partir de zero até 65 milímetros).

3. Dê um título ao gráfico.

4. Trace uma linha para cada região, usando cores diferentes.

5. Faça uma legenda indicando a qual região corresponde cada uma das linhas.

6. Interprete os dados por escrito.

Comentário:

Esta atividade permite ao aluno fazer uma leitura de diferentes gêneros, além de interpretar mapa e tabela o aluno deverá construir um gráfico e um texto informativo. A atividade também permite a localização e a comparação de informações, generalização, a percepção de várias linguaguem, relações de intertextualidade, definição de finalidades e metas da atividade de leitura.

Nenhum comentário: