quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL:RELATO COMENTADO- "PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL"




Para Sagan a Ciência é baseada na experimentação, é pensar sobre alguma coisa por mais banal que possa parecer e questionar. “(...) a ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas (...)”.
O autor nos questiona: “Até que ponto, podemos compreender realmente o Universo à nossa volta?” “Se não podemos conhecer a Via Láctea, podemos conhecer os detalhes de um grão de sal?” Para o autor a resposta seria “não” se fossemos comparar a composição do grão de sal, com a composição de nosso cérebro. “(...) no cérebro existem, talvez (...) 10 bilhões de neurônios (...), mas isso é apenas um por cento do número de átomos contidos em nosso grão de sal.”
Mas o que nos permite então conhecer um grão de sal?
É que nele, segundo o autor, existem regularidades na composição do grão de sal. “ (...) o mesmo grau de regularidade das leis que determinam a estrutura cristalina do sal”.
O autor ainda afirma: “(...) se o Universo tivesse as mesmas leis de regularidade, mesmo sendo complexas, os seres humanos poderia entende-lo”. “E a procura dessas regras é que chamamos de Ciência”.
Para mim a pergunta que fica é:
Se existe regularidade em tudo no Universo, por mais complexa que seja, também existe regularidade na vida do ser humano? Não na vida biológica, na vida espiritual? Fazemos nossas escolhas? Nossa vida está pré-determinada?
Seja qual for a resposta para todos esses questionamentos, acredito sem dúvida alguma que só saberemos quando nos encontrarmos com nosso Pai, o Criador do Universo e do grão de sal.

Nenhum comentário: