quinta-feira, 27 de setembro de 2007

GÊNERO DISCURSIVO: CHARGE JORNALÍSTICA - A CHARGE EM SALA DE AULA UMA PERSPECTIVA INTERTEXTUAL DE LINGUAGENS


A CHARGE EM SALA DE AULA UMA PERSPECTIVA INTERTEXTUAL DE LINGUAGENS


Tatiana Nunes de Lima Camara


Essa apresentação está baseada em minha Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O trabalho com as charges busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
Buscamos com base nas charges jornalísticas leituras intertextuais a partir, não só das palavras, mas também das imagens, associadas ou não.
A opção por tal tipo de texto parece mais atraente, justamente, pelo fato de, muitas vezes, mesclar o verbal com o não-verbal, ou, um ou outro separadamente.
Além disso, a seqüência imagética, que podemos estabelecer entre as charges, pode nos provocar, a ponto de definirmos relações sintáticas, as quais contribuem definitivamente para a comunicação, ainda que sejam realizadas somente no âmbito não-verbal.Dessa forma, com esses estudos, percebemos a questão sintática como uma relação que vai além das palavras, do código verbal; as imagens estabelecem entre si uma sintaxe que permite uma leitura, quase sem ruídos.


CLASSIFICAÇÃO POR CLAUDIA E ARNALDO
A charge jornalística é um documento da memorização das ações humanas

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